Recipac
Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Papel e Cartão

A Recipac tem por missão organizar e garantir a retoma de todos os resíduos de papel e cartão recolhidos no âmbito do SIGRE - Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem e no contexto da Legislação sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens, tendo em vista o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e a minimização do impacto dos resíduos de embalagens de papel e cartão, maximizando o mercado de matérias-primas secundárias e minimizando as quantidades de papel e cartão depositadas em aterro sanitário.

Para atingir estes fins, a Recipac envolve-se activamente em todos os programas e projectos cujo objectivo seja a minimização do impacto ambiental dos resíduos de embalagens de papel e cartão.

Os principais objectivos da RECIPAC são:

  • Representar e defender, junto de qualquer organismo nacional, estrangeiro ou internacional, os interesses colectivos das empresas produtoras ou recuperadoras de papel ou cartão ou que fabriquem embalagens num ou noutro material, tendo em vista a recolha e valorização das embalagens usadas de papel, de cartão e de resíduos de papel.
  • Garantir através dos seus agentes económicos, a retoma e reciclagem de todas as embalagens de papel/cartão que cumpram com as Especificações Técnicas em vigor.

Principais actividades da RECIPAC:

  • Elaboração e actualização das Especificações Técnicas que garantam o maior e melhor aproveitamento da valorização feita através do SIGRE, no que respeita à reciclagem do material papel/cartão.
  • Acções de Formação e Informação a Sistemas Multimunicipais e Autarquias (SMAUT), Operadores Privados de Gestão de Resíduos, Escolas e Universidades.
  • Participação na Pré-Qualificação de empresas que pretendam ter acesso aos concursos de retoma das embalagens de papel/cartão.
  • Acompanhar e monitorizar os resultados dos concursos do material papel/cartão e respectivas operações de retoma.
  • Avaliação Técnica das empresas de Retoma e Reciclagem de papel/cartão, no âmbito da Pré-Qualificação.
  • Apoio a Planos e Iniciativas de Comunicação.
  • Elaboração de Estatísticas sobre o Sector.