Recipac
Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Papel e Cartão

A RECIPAC integra e representa agentes económicos nas áreas da transformação de matérias-primas, do fabrico de embalagens, das indústrias gráficas e da retoma e reciclagem de papel.

São associados da RECIPAC as seguintes Associações:


aepsa_s_logo.gifAEPSA, associação empresarial, foi criada em Abril de 1994, adoptando a denominação Associação das Empresas Portuguesas para o Sector da Água, em resultado da tomada de consciência dos empresários do sector da necessidade de actuarem conjuntamente na defesa dos seus interesses comuns, designadamente no desenvolvimento de um mercado dinâmico, aberto e transparente.

Em Novembro de 1997, a AEPSA alargou o âmbito das suas actividades à área dos resíduos sólidos e alterou a sua denominação para Associação Portuguesa das Empresas para o Sector do Ambiente.

A AEPSA fundiu-se recentemente, em Novembro de 2012, com a Associação Nacional dos Recuperadores de Produtos Recicláveis (ANAREPRE) e tem agora 65 associados, correspondentes a um volume de negócios de 1.500 milhões de euros.

Segundo os respectivos Estatutos, a Associação tem por objecto a representação e a defesa dos interesses colectivos das empresas privadas com intervenção no sector do ambiente, nas áreas das águas de abastecimento, águas residuais e resíduos sólidos entre outras, constituindo-se como um interveniente essencial e dinamizador do desenvolvimento do mercado do sector do ambiente.

Mais informações: http://www.aepsa.pt/


afcal_S_logo.jpgA AFCAL é a Associação dos Fabricantes de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos. Foi constituída em 1996 com o objectivo de representar o sector junto de entidades públicas e privadas. Reúne empresas que comercializam ou fabricam material de embalagem ou outros componentes das embalagens de cartão para alimentos líquidos no mercado nacional.

Tem como função, garantir que todos os resíduos das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) recolhidas e triadas sejam encaminhadas para reciclagem.

Mais informações: http://www.afcal.pt/


anipc_S_logo.gifA ANIPC – Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão é uma Associação Sectorial, sem fins lucrativos, de âmbito Nacional que foi fundada em 1976. O universo da ANIPC é constituído por empresas fabricantes/recicladores, transformadores e retomadores de papel/cartão. A ANIPC representa os seus Associados junto do Governo e de outras associações; presta assistência jurídica; desenvolve acções de informação e formação; colabora activamente na protecção do ambiente, promovendo a valorização e a reciclagem dos resíduos de papel e cartão.

Mais informações: http://www.anipc.pt/


apigraf_S_logo.gifAPIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel e Cartão – Fundada em 1974, por fusão dos antigos grémios, congregando hoje os interesses das empresas destes sectores.

Os associados da APIGRAF, entre os quais se incluem os fabricantes de embalagens, constituem parte representativa destas indústrias em Portugal e desempenham um papel fundamental na sociedade, produzindo suportes indispensáveis ao estilo de vida actual.

Os sectores cujos interesses a APIGRAF defende têm um peso significativo na economia, representando globalmente em 2010, último ano com dados oficiais disponíveis, cerca de 1,16% do PIB, empregando 23.149 trabalhadores e atingindo um volume de negócios global de 1.942.206 mil Euros.

Mais informações: http://www.apigraf.pt/


celpa_S_logo.jpgA CELPA é a Associação da Indústria Papeleira e resultou da fusão, efectuada em 1993, entre a ACEL (Associação das Empresas Produtoras de Pasta de Celulose) e a FAPEL (Associação Portuguesa de Fabricantes de Papel e cartão).

A CELPA é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade assegurar junto de entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, a representação dos interesses colectivos da actividade industrial da pasta, papel e cartão e suas actividades afins. A CELPA tem como objectivo defender os interesses das suas empresas associadas, sempre com a finalidade de alcançar uma gestão sustentável da Indústria Papeleira Portuguesa.

Mais informações: http://www.celpa.pt/