Recipac
Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Papel e Cartão

O papel e o cartão são produtos compatíveis com a natureza e o ambiente, uma vez que são produtos naturais, recicláveis, e renováveis. Obtêm-se assim a partir da floresta um recurso infinitamente renovável. 

floresta.jpg

A Indústria Papeleira na Europa - e Portugal não constitui excepção - tem demonstrado uma preocupação evidente na protecção da natureza, recorrendo a tecnologias cada vez mais limpas e apostando num desenvolvimento sustentado, que tem por base uma avançada Gestão Florestal e a constante inovação tecnológica nos processos de fabrico do papel/cartão.

Tem-se registado inúmeros investimentos em diversas áreas:

  1. Uma Gestão Florestal correcta originou um aumento das áreas florestais cultivadas, trazendo benefícios para todos - não só para a Indústria Papeleira.
  2. A introdução de novos métodos de fabrico de pastas de papel resultou numa maior eficácia e economia no uso da água e da energia.
  3. A Indústria Papeleira dá cumprimento aos parâmetros exigidos relativamente às emissões gasosas, aos efluentes líquidos e aos resíduos sólidos produzidos durante o processo de fabrico. Esta preocupação da indústria traduz-se na preservação do ambiente.
  4. Graças ao contributo de todos, as actividades pós-fabrico (como sejam as tipografias e a distribuição) têm conduzido a um aumento da taxa de recuperação de papel e cartão já usados.

O interesse crescente da indústria papeleira em respeitar o ambiente, investindo num desenvolvimento sustentável, apoiado na utilização das melhores técnicas disponíveis, exige um grande trabalho. Este trabalho tem-se traduzido em grandes investimentos, em exaustivos estudos e no debate sobre as opções de fundo cujas implicações têm interesse para o público em geral.

Estes vídeos reforçam a sustentabilidade do papel, desmistificando 2 mitos através de factos:

O fabrico de papel promove novas plantações:


O papel é uma das formas mais sustentáveis de comunicar:


Para mais informações consulte o site da APIGRAF.