Recipac
Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Papel e Cartão

Melhores práticas para concursos de recolha de papel para reciclar

As novas diretivas comunitárias em matéria de contratação pública e concessões entraram em vigor em Abril de 2014. Os contratos públicos abrangidos pelas diretivas europeias estão avaliados em cerca de 420 mil milhões de euros, tornando-se um fator-chave para a nossa economia.

Para a reciclagem de papel em particular, a alteração do quadro legal pode ajudar a construir uma nova cultura de concurso para a recolha de resíduos nos Estados Membros. Mais concretamente, a possibilidade de introduzir critérios da proposta economicamente mais vantajosa, em vez de o melhor preço. Este novo processo dá à autoridade que gere o concurso a possibilidade de negociar e incorporar elementos que de outra maneira poderiam ser ignorados.

Esta publicação, assim como a ferramenta gratuita de cálculo para a avaliação comparativa do objetivo de recolha, são exemplos de como as autoridades competentes a nível nacional ou regional podem garantir que as novas regras são implementadas, contribuindo, assim, para uma contratação pública mais transparente, eficiente e profissional.

O guia pode ser descarregado clicando na seguinte imagem:

Para mais informações, poderá consultar o guia de orientação relativo à EN 643 revista:

A avaliação das metas de recolha específica de papel, aplicável às autoridades locais, pode ser avaliada através de uma plataforma disponibilizada online pela CEPI. Clique na seguinte imagem:

2014.12.30